TREINAMENTO PRA QUÊ ???

                 Por muito tempo me perguntei o porquê de tanta bagunça e péssimo atendimento no setor de serviços em geral...A resposta é uma só: TREINAMENTO!!!!!!!! Estamos cada vez mais à procura de métodos e processos para tornar as organizações mais competitivas, e acredito que o fator humano vem sendo deixado de lado.
            Com a velocidade em que caminha o mundo moderno, as empresas tem que estar atentas à importância de aplicar uma das potenciais ferramentas de atração, desenvolvimento e retenção de talentos, o treinamento. Para a sua execução, deve-se levar em consideração os seguintes fatores: adequação do programa às necessidades da organização, qualidade do material didático, cooperação do pessoal de chefia, qualidade e preparo dos instrutores e, a qualidade do pessoal a ser treinado.
            A idéia de treinamento nos remete a algumas perguntas como o porquê, em que, quem, como e quando treinar. Para isso, existem etapas de elaboração, ou seja, primeiramente é preciso um diagnóstico das necessidades de treinamento, depois, uma programação para atender e essas necessidades detectadas, logo em seguida, a aplicação e execução, e, por fim, a  avaliação dos resultados obtidos.
            O treinamento proporciona ao profissional aprender, captar informações, adquirir novos conhecimentos, aprimorar habilidades, atitudes. No mundo dos negócios, conhecimento é poder. Especialmente para a empresa pois, agrega valores, impulsiona a atingir os objetivos, focando nas competências essenciais da organização. Quando o assunto é desenvolvimento de pessoas, ainda convivemos com modelos muito subjetivos que geram incertezas, desconfianças e inseguranças nos gestores, devido às suas aplicabilidades e resultados.
            Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece. Porém, este investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização pois, os resultados decorrem das atividades do coletivo.
            Assim, a área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pelo "processo de preparação de pessoas para desempenharem de maneira eficaz todas as tarefas específicas do cargo que deverão ocupar."